Sábado, 01 de Novembro de 2025 05:06
77981182798
23°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Geral Tarifas

Brasil ultrapassa China em tarifas de exportação para os EUA após redução anunciada por Trump

Tarifas sobre produtos chineses caem de 57% para 47%, enquanto exportações brasileiras continuam enfrentando alíquotas de até 50%. Governo Lula busca reverter decisão.

31/10/2025 11h27
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
Brasil ultrapassa China em tarifas de exportação para os EUA após redução anunciada por Trump

O Brasil passou a enfrentar tarifas mais altas que a China para exportar aos Estados Unidos, após o presidente americano, Donald Trump, anunciar nesta quinta-feira (30) a redução das taxas de importação sobre produtos chineses, que caíram de 57% para 47%.

O anúncio foi feito durante uma reunião entre Trump e o presidente da China, Xi Jinping, marcando uma nova fase nas relações comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

Com a medida, os produtos chineses passaram a pagar tarifas menores do que os brasileiros, cujas exportações continuam sujeitas a alíquotas de até 50% para entrar no mercado americano. A Índia também foi afetada por tarifas semelhantes, em razão da manutenção de compras de petróleo russo.

As taxas impostas ao Brasil foram estabelecidas por Trump como retaliação política, após o presidente americano acusar o país de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No último domingo (26), Trump se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Malásia, num encontro que abriu espaço para negociações sobre o tema.

Na segunda-feira (27), representantes dos dois países iniciaram conversas bilaterais com o objetivo de revisar as tarifas. Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, ainda não há data definida para uma nova rodada de discussões, mas o governo brasileiro busca uma redução equivalente à concedida à China.

Com informações do Portal Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.