Sábado, 01 de Novembro de 2025 05:06
77981182798
23°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política Governadores

Governadores de direita lançam “consórcio da paz” e ministra Gleisi Hoffmann critica iniciativa

Grupo de estados se une para tratar segurança pública; Gleisi afirma que ação pode abrir caminho para intervencionismo estrangeiro.

31/10/2025 12h31
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
Governadores de direita lançam “consórcio da paz” e ministra Gleisi Hoffmann critica iniciativa

Após a realização de uma megaoperação contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou 121 mortos, governadores de direita anunciaram a criação de um consórcio voltado à segurança pública.

O grupo, informalmente chamado de “consórcio da paz”, reunirá inicialmente os estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou por videoconferência, enquanto o Distrito Federal foi representado pela vice-governadora Celina Leão (PP).

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), explicou que a iniciativa busca somar esforços entre os estados no combate à criminalidade, fortalecendo ações conjuntas de segurança pública.

A medida, no entanto, gerou críticas do governo federal. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou em publicação na rede social X que os governadores de direita, vocalizados por ;

Segundo Gleisi, ao invés de somar forças no combate ao crime organizado, como propõe a PEC da Segurança enviada pelo presidente Lula ao Congresso, os governadores estariam investindo na divisão política e em interesses eleitoreiros. “Não conseguem esconder seu desejo de entregar o país ao estrangeiro, do mesmo jeito que Eduardo Bolsonaro e sua família fizeram com as tarifas e a Magnitsky. Segurança pública é uma questão muito importante, que não pode ser tratada com leviandade e objetivos eleitoreiros”, concluiu a ministra.

Com informações do Portal BNews.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.