A Polícia Federal (PF), incluiu o secretário nacional do Podemos, Luiz França, entre os investigados na oitava fase da Operação Overclean, iniciada nesta sexta-feira (31). A medida foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), devido à participação de investigados com mandato federal e cargos partidários.
Segundo apuração da coluna Metrópoles, a operação investiga um esquema milionário que teria alterado licitações, desviado dinheiro federal, financiado campanhas eleitorais e lavado recursos por meio de contratos públicos em diversas regiões do Brasil.
Nesta nova etapa, a PF realizou cinco buscas e apreensões e bloqueou valores do grupo em endereços localizados no Distrito Federal (DF), São Paulo (SP), Palmas (TO) e Gurupi (TO). A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal, que auxiliam no rastreamento de bens suspeitos de origem ilícita.
Os investigados podem responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
A Overclean começou em 2024, após a PF descobrir fraudes em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). As investigações apontam que verbas de emendas parlamentares foram desviadas para obras superfaturadas ou serviços inexistentes em cidades da Bahia, movimentando mais de R$ 1,4 bilhão.
O esquema também se repetia em outras localidades, utilizando empresas falsas para simular concorrência em licitações. Em fases anteriores, a operação já havia atingido membros do União Brasil, com apreensões de celulares e documentos de parlamentares e pessoas ligadas a eles.
Com a inclusão de Luiz França, a Overclean alcança agora o Podemos, partido envolvido nas negociações políticas no Congresso. O STF autorizou buscas e bloqueio de bens para impedir que recursos do suposto esquema desapareçam antes do fim das investigações.
Fonte: Com informações do Bnews.
Cláudio Castro Comissão de Direitos Humanos pede a prisão do governador Cláudio Castro após operação no Rio de Janeiro
Mauro Cid STF encerra processo e determina início da pena de Mauro Cid
Rio de Janeiro Operação no Rio deixa 107 mortos — 103 traficantes e 4 policiais
Piauí José James Gomes Pereira, do TJPI, é suspeito de integrar esquema de grilagem de terras e recebeu R$ 2,5 milhões em dois anos com benefícios extras
Santa Luzia Homem morre após ser agredido com barra de ferro em Barreiras
Feira de Santana Criminosos fazem arrastão na BR-324 durante congestionamento em Amélia Rodrigues Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 37°
Tempo nublado