A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), informou que aguardará manifestação oficial da Justiça em relação à prisão do deputado estadual Binho Galinha (PRD), ocorrida nesta sexta-feira (3). A presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), afirmou que, assim que for notificada, encaminhará o caso à Procuradoria Jurídica da ALBA, que emitirá parecer sobre as medidas internas cabíveis, conforme a Constituição e o Regimento Interno da Casa Legislativa.
No retorno do expediente, na próxima segunda-feira (6), a Assembleia deliberará sobre as providências legais a serem adotadas.
Binho Galinha se entregou ao Ministério Público da Bahia em Feira de Santana após ser considerado foragido desde quarta-feira (1º). Ele é acusado de liderar uma organização criminosa envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, agiotagem, tráfico de drogas, extorsão e comércio ilegal de armas. A operação que resultou em sua prisão, denominada "Estado Anômico", é um desdobramento da "Operação El Patrón", conduzida pelo Ministério Público da Bahia e pela Polícia Federal.
O deputado está preso em Salvador e, por meio de sua defesa, nega as acusações, afirmando que tem colaborado com as investigações.
A ALBA, por meio do presidente do Conselho de Ética, deputado Vitor Bonfim (PSB), afirmou que está acompanhando atentamente os desdobramentos do caso e que, quando receber a notificação oficial da Justiça, tomará as medidas cabíveis, respeitando o devido processo legal e garantindo a ampla defesa e o contraditório.
Com informações do Metro1.
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 40°
Parcialmente nublado