O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pode mudar os rumos da relação entre os dois países. Essa é a avaliação do diplomata Roberto Abdenur, que representou o Brasil em Washington entre 2004 e 2006.
Segundo ele, se bem conduzida, a aproximação pode reduzir a influência de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do bolsonarismo no cenário norte-americano, abrindo caminho para que Brasil e EUA retomem uma parceria comercial estratégica.
“Essa disposição de Trump de falar com Lula, se for bem aproveitada, pode inverter o jogo e fazer com que os Estados Unidos e o Brasil passem a ser parceiros comerciais novamente”, afirmou Abdenur em entrevista à Carta Capital.
Na visão do ex-embaixador, mesmo que não produza resultados imediatos, a conversa já será positiva, pois enfraquece setores do governo americano que tentam isolar o Brasil. Entre os temas que Lula pode levar à mesa estão tarifas comerciais, big techs, terras raras e data centers.
Abdenur destacou ainda que há uma estratégia dentro dos EUA de fragilizar o governo Lula e abrir espaço para um governo submisso em 2026. Para ele, uma aliança pragmática entre Lula e Trump pode neutralizar essa pressão.
Com uma carreira que atravessou da Guerra Fria ao fim da União Soviética, Abdenur conhece de perto a relação Brasil-EUA. Ele lembrou que, em seu período em Washington, ajudou Lula a superar a desconfiança da Casa Branca e a construir uma relação estável com George W. Bush, apesar das diferenças ideológicas.
Fonte: Portal Metro1.
Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 39°
Tempo limpo