O Banco Central (BC) passou a bloquear, a partir deste sábado (4), chaves Pix utilizadas em golpes e fraudes. A nova medida será aplicada com base nas informações enviadas pelas instituições financeiras, que identificarão e reportarão as chaves suspeitas de envolvimento em atividades ilícitas.
Segundo o BC, o objetivo é reforçar a segurança do sistema Pix e proteger os usuários contra fraudes e operações criminosas. A decisão foi anunciada durante o Fórum Pix, um comitê consultivo permanente que reúne cerca de 300 representantes do sistema financeiro e da sociedade civil.
A iniciativa surge após três operações da Polícia Federal — Carbono Oculto, Quasar e Tank — que investigam lavagem de dinheiro praticada por organizações criminosas. De acordo com a PF, essas operações identificaram mais de R$ 50 bilhões em movimentações financeiras suspeitas realizadas por meio de fintechs (instituições financeiras digitais).
Com o novo bloqueio, o Banco Central espera reduzir o uso do Pix em esquemas de fraude e lavagem de dinheiro, reforçando a credibilidade e a segurança do sistema de pagamentos instantâneos mais utilizado do país.
Da Radação do 40 Graus.
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 40°
Parcialmente nublado