A cantora Joelma está sendo processada por plágio musical após o compositor João da Hora Filho afirmar que a artista teria copiado sua canção intitulada “O Nosso Encontro”. A ação foi ajuizada no início de setembro e pede que o nome do autor seja incluído nos créditos da faixa “Aquele Alguém”, gravada por Joelma em 2023.
Segundo informações obtidas pela coluna de Fábia Oliveira, o compositor registrou a obra em 2018 e publicou o vídeo no YouTube em 2019. João alega ter entregue um pen drive com a música à equipe da cantora em 2023, ano em que Joelma lançou “Aquele Alguém”, cuja melodia e estrutura, segundo ele, “reproduzem elementos centrais” de sua composição.
Na petição, João detalha o histórico de criação da música e afirma ter procurado a Bumerangue Music Editora, responsável pela produção da cantora, ao perceber semelhanças entre as duas faixas. Ele sustenta que há coincidências na melodia do refrão, enredo, harmonia e ritmo, e pede que a Justiça reconheça o plágio, garantindo-lhe o direito de receber os royalties como coautor da obra.
O compositor também relata ter sido maltratado ao buscar explicações com o produtor musical da editora, dizendo ter recebido “menosprezo e humilhação”. Entre os pedidos feitos à Justiça está a suspensão imediata da música em todas as plataformas digitais, rádios, televisões e redes sociais.
A Justiça, no entanto, negou o pedido liminar, entendendo que o caso requer análise técnica detalhada, como perícia musical, para comprovar ou descartar o plágio.
Enquanto isso, Joelma, que vive um novo momento de destaque na carreira após suas apresentações no The Town e no Amazônia Live, enfrenta agora uma disputa judicial que pode afetar os créditos e a receita da canção “Aquele Alguém”.
Fonte: Portal Meio Norte.
Mín. 19° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 40°
Parcialmente nublado