Os recentes casos de intoxicação por metanol no Brasil estão provocando queda nas vendas de destilados e mudando o comportamento dos consumidores em bares de São Paulo. Alguns estabelecimentos relatam redução no número de clientes, enquanto outros suspenderam temporariamente a venda de bebidas mais fortes. Em contrapartida, houve aumento na procura por chope e cerveja, consideradas opções mais seguras pelos frequentadores.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o país registrou 59 notificações de intoxicação por metanol até a tarde de quinta-feira (2). Destas, 11 já foram confirmadas por exames laboratoriais. O metanol é um tipo de álcool usado em solventes e produtos químicos industriais. Quando ingerido, pode causar cegueira, coma e até morte, por danificar o fígado, o cérebro e o nervo óptico. Apenas testes laboratoriais conseguem confirmar a presença da substância em bebidas adulteradas.
Nos bares paulistanos, o medo é evidente. Um cliente resumiu o clima de desconfiança:
“Caipirinha não dá mais para beber, tem que estar sempre alerta.”
O garçom Fábio, que trabalha em uma adega no bairro Campo Limpo, relatou queda nas vendas de bebidas destiladas desde o início das notícias sobre as intoxicações.
No bar Carambolas, o proprietário Fernando Souza Lemos afirmou que os clientes passaram a questionar a procedência das bebidas, o que o levou a guardar notas fiscais e reduzir o estoque de destilados. Situação parecida ocorre no Boteco São Bento, onde o gerente Santilino Souza confirmou aumento nos pedidos de chope e cerveja, com redução significativa nas vendas de destilados.
Já no Zé Gordo, um grupo de amigos decidiu optar pela cerveja, considerada uma alternativa mais segura diante do temor generalizado.
Fonte: Portal Meio Norte.
Placas de Veículos Projeto de lei propõe o retorno de identificação de estado e município nas placas de veículos
Moradia Minha Casa Minha Vida amplia alcance e passa a atender famílias com renda de até R$ 13 mil
Identidade DPT oferece emissão gratuita da nova Carteira de Identidade em Salvador
Policial Adolescente furta carro da família e percorre 550 km para encontrar suposta garota conhecida no Roblox
Páscoa Mesa de Páscoa fica mais barata em 2026, mas chocolates seguem pesando no bolso
Maranhão Operação da PF afasta dois desembargadores do TJMA por suspeita de venda de decisões Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 32°
ChuvaMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas