O desfile cívico-militar de 7 de Setembro, realizado neste sábado (7) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi marcado pelos gritos de “sem anistia” e “soberania não se negocia”, entoados pelo público presente. A cerimônia reuniu cerca de 45 mil pessoas, segundo estimativa da Secretaria de Comunicação da Presidência.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o evento em carro aberto, ao lado da primeira-dama, Janja, e foi recebido no palanque pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelos comandantes das Forças Armadas. O clima foi de tensão política, em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, acusado de tentativa de golpe e de abolição do Estado Democrático de Direito.
Enquanto aliados de Bolsonaro tentam avançar no Congresso com um projeto de anistia, a programação do desfile destacou a soberania nacional como tema central. Outros eixos incluíram o Brasil do Futuro, o Brasil dos Brasileiros, a COP30, marcada para novembro em Belém (PA), e o Novo PAC.
O evento contou com a participação de alas militares, forças de segurança e estudantes da rede pública. O encerramento ficou por conta da tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Antes de deixar a tribuna, Lula cumprimentou o público, sob forte esquema de segurança que se estendeu por toda a Esplanada e a Praça dos Três Poderes.
Fonte: Portal Metro1.
Mín. 19° Máx. 38°
Mín. 20° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Tempo limpo