Quarta, 10 de Setembro de 2025 20:52
77981182798
28°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Política Julgamento

Moraes vota pela condenação de Jair Bolsonaro e seus aliados por tentativa de golpe de Estado

Relator da ação no STF afirma que ex-presidente liderou organização criminosa para manter projeto autoritário de poder.

09/09/2025 15h22
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
Moraes vota pela condenação de Jair Bolsonaro e seus aliados por tentativa de golpe de Estado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (9) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de participação em uma tentativa de golpe de Estado.

Relator da ação penal contra o núcleo considerado crucial da trama golpista, Moraes foi o primeiro a votar na Primeira Turma da Corte, que também é composta por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente do colegiado. A expectativa é que o julgamento seja concluído até sexta-feira (12).

O ministro defendeu a condenação de todos os acusados pelos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR):

  • Organização criminosa armada;

  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

  • Tentativa de golpe de Estado;

  • Dano qualificado contra o patrimônio da União;

  • Deterioração de patrimônio tombado.

Entre os réus estão Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Segundo Moraes, Bolsonaro, atualmente preso em regime domiciliar, liderou uma organização criminosa que buscava manter um projeto autoritário de poder e impedir ou depor o governo eleito.

Para o ministro, o Brasil “quase voltou a uma ditadura porque uma organização criminosa não soube perder as eleições”. Ele destacou documentos, mensagens e a sequência de atos descritos na denúncia como provas “cabais” da tentativa de golpe.

Próximos passos

A sessão desta terça-feira segue até as 19h. O julgamento será retomado nesta quarta (10) pela manhã e deve se estender até sexta-feira (12).

Fonte: Portal Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.