O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de investigação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O parlamentar acusa o chefe do Executivo paulista de cometer coação no curso de processo judicial, incitação ao crime e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O pedido foi protocolado após o discurso de Tarcísio em um ato realizado neste domingo (7), quando o governador defendeu a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante o evento, Tarcísio afirmou que “ninguém aguenta mais a tirania de Moraes” e que “não vai aceitar que nenhum ditador diga o que a gente tem o que fazer”. As falas ocorreram no momento em que o STF julga ações relacionadas à tentativa de golpe de Estado de 2022.
Segundo Rui Falcão, as declarações tiveram como objetivo enfraquecer o Supremo e pressionar seus ministros, fazendo parte de uma estratégia coordenada para desacreditar o Judiciário e defender a impunidade de aliados políticos por meio da anistia.
O parlamentar destacou ainda que as falas não se enquadram como liberdade de expressão. Para ele, ao chamar Moraes de “ditador”, Tarcísio promove um ataque direto às instituições e incentiva o descumprimento de decisões judiciais — o que considera ainda mais grave vindo de um governador.
Como relator do caso, Alexandre de Moraes poderá arquivar a solicitação ou encaminhá-la à Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise e eventuais providências.
Fonte: Portal Metro1.
Mín. 19° Máx. 38°
Mín. 20° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Tempo limpo