Em meio a mais uma ofensiva da oposição no Congresso, o PT tem alertado parlamentares de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetará qualquer iniciativa de anistia aprovada em relação aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
O recado vem sendo transmitido pelo líder da legenda na Câmara, Lindbergh Farias, em conversas com bancadas da Casa, sobretudo com partidos do centrão. Segundo ele, o veto presidencial será aplicado a qualquer texto em tramitação, tanto na Câmara quanto no Senado.
A movimentação ocorre após aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro intensificarem tratativas com siglas de centro para dar fôlego a um projeto de perdão aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também entrou na articulação e já procurou o presidente da Câmara, Hugo Motta, para tratar do tema.
Para aliados de Lula, a estratégia tem como objetivo projetar Tarcísio como presidenciável para as eleições de 2026, com o aval de Bolsonaro.
No Senado, uma proposta de anistia também vem sendo articulada pelo senador Davi Alcolumbre. O texto, entretanto, não contempla o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fonte: CNN Brasil.
Mín. 19° Máx. 38°
Mín. 20° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Tempo limpo