A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), inicia na próxima terça-feira (2), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete acusados de integrar o núcleo central da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro.
O processo, um dos mais relevantes dos últimos anos, será conduzido pelo ministro Cristiano Zanin, com calendário que prevê sessões nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.
Para decisão, basta maioria simples entre os cinco ministros. O relator Alexandre de Moraes será o primeiro a votar, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Zanin.
Bolsonaro responde por cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Entre os réus estão também Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; os ex-ministros Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto; além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier e do ex-ajudante Mauro Cid, delator do caso. As defesas alegam falta de provas e apresentaram suas últimas manifestações em agosto. Caso algum ministro peça vista, o julgamento poderá ser suspenso por até 90 dias.
Fonte: Portal Metro1.
Mín. 19° Máx. 38°
Mín. 20° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Tempo limpo