Sábado, 13 de Dezembro de 2025 03:48
77981182798
21°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Geral Paraná

Quem é o vereador do PL acusado de abusar de alunos menores de idade

O Ministério Público estadual informou que os abusos teriam começado em 2017, atingindo vítimas com idades entre 11 e 17 anos.

27/11/2025 11h45 Atualizada há 2 semanas
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte
Quem é o vereador do PL acusado de abusar de alunos menores de idade

O ex-vereador Hélio de Mello (PL), encontra-se preso desde 9 de outubro, acusado da prática de cinco crimes sexuais.

De acordo com a Polícia Civil do Paraná, as investigações apontam que o ex-parlamentar abusou de pelo menos 11 crianças e adolescentes, todos seus alunos em uma escola estadual localizada na zona rural do município.

O Ministério Público estadual informou que os abusos teriam começado em 2017, atingindo vítimas com idades entre 11 e 17 anos.

Segundo a Polícia Civil, os depoimentos descrevem toques em partes íntimas, solicitação e envio de fotos e vídeos de nudez, além de oferta de dinheiro ou benefícios em troca desse material. Em uma das situações, um adolescente teria afirmado que manteve relação sexual com o professor após a troca de conteúdo.

Cinco crimes são listados na ação:

Hélio de Mello responde pelos seguintes crimes:

  • estupro de vulnerável;

  • importunação sexual;

  • assédio sexual majorado;

  • favorecimento da prostituição ou exploração sexual de menores;

  • satisfação de lascívia na presença de crianças ou adolescentes.

A defesa do ex-vereador informou que não comentará o caso devido ao sigilo do processo. A Secretaria de Educação do Paraná comunicou que o acusado já foi afastado de suas funções.

A apuração começou após uma denúncia anônima ser encaminhada ao Disque 100. O Conselho Tutelar ouviu estudantes, e a Polícia Civil tomou depoimento de vítimas, testemunhas, ex-alunos e funcionários da escola. Documentos públicos mostram que Hélio atuava como professor da rede estadual desde 2003.

Em 31 de agosto, a Justiça determinou o afastamento imediato do professor e proibiu qualquer contato com alunos. No dia seguinte, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão em sua residência. Horas depois, ele pediu licença remunerada da Câmara e, em 9 de setembro, renunciou ao mandato. O suplente João Leuch Sobrinho assumiu a vaga, e Selmo de Lima Vieira passou a presidir a Casa.

Hélio lecionava educação física e ocupou mandatos consecutivos por 20 anos na Câmara Municipal. Ele deixou o cargo de professor e renunciou ao mandato entre agosto e setembro de 2025, período em que os primeiros relatos chegaram às autoridades. O inquérito ouviu mais de 60 alunos e ex-alunos, e a denúncia do MP reúne 28 episódios atribuídos ao investigado.

Fonte: Portal Meio Norte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.