Segunda, 17 de Novembro de 2025 11:16
77981182798
34°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Política Faltas

Eduardo Bolsonaro acumula 48 faltas e já ultrapassa o limite que pode levar à cassação od mandato

O deputado vive nos EUA desde março de 2025 e não registrou a presença em sessões semipresenciais - já integra o cadastro de devedores do governo federal.

16/11/2025 10h55
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
Eduardo Bolsonaro acumula 48 faltas e já ultrapassa o limite que pode levar à cassação od mandato

Em uma semana marcada por sessões semipresenciais na Câmara dos Deputados, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), não registrou presença em nenhum dos dias em que era obrigado a comparecer.

Desde março  de 2025 — período em que passou a morar nos Estados Unidos — o parlamentar já soma 48 faltas em 63 sessões deliberativas.

O cálculo não inclui as sessões realizadas entre 18 de março e 20 de julho, intervalo em que Eduardo esteve oficialmente licenciado. No entanto, mesmo desconsiderando esse período, o índice de ausências preocupa: a Constituição Federal, em seu artigo 55, prevê que um deputado pode ser cassado caso falte a um terço das sessões do ano legislativo sem justificativa aceitável.

Com 15 sessões previstas até o fim do ano, mesmo que Eduardo Bolsonaro registre presença em todas, ainda encerraria o período com 50% de faltas, superando o limite constitucional e mantendo o risco de perda de mandato. Nesta semana, o parlamentar poderia ter marcado presença remotamente por meio do aplicativo InfoLeg, mas não o fez.

No dia 24 de setembro, a Câmara dos Deputados cobrou R$ 13.941,40 referentes a quatro faltas não justificadas registradas em março. O pagamento não foi efetuado por falta de saldo na conta destinada ao recolhimento de valores, o que levou à inclusão do nome do deputado no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

P. S. "Até quando o povo brasileiro vai continuar pagnado o salário desse deputado? Se fosse numa empresa privada ele já teria sido demitido".

Com informações do BNews.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.