O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), iniciou nesta terça-feira (4), o julgamento dos recursos que pedem a cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do vice, Thiago Pampolha (MDB). O Ministério Público Eleitoral e a coligação de Marcelo Freixo acusam ambos de abuso de poder político e econômico, uso irregular de recursos públicos e práticas vedadas no período eleitoral.
As denúncias envolvem supostas irregularidades na Fundação Ceperj e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com alegações de desvio de finalidade, criação de programas sociais irregulares e uma “folha de pagamento secreta” com cerca de 18 mil contratados sem concurso público.
Em 2023, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), absolveu Castro e Pampolha, decisão agora contestada no TSE.
A defesa do governador sustenta que os fatos têm natureza administrativa e não influenciaram o resultado das eleições. Já os advogados de Pampolha afirmam que as provas apresentadas são frágeis.
O julgamento, relatado pela ministra Isabel Gallotti, poderá resultar no arquivamento do caso ou na cassação dos mandatos e declaração de inelegibilidade dos acusados.
Da Redação do 40 Graus.
INSTICOM Instituto Coração de Mãe inaugura novo espaço com apoio do Fundesis
Mauro Cid Defesa de Mauro Cid pede ao STF a extinção da pena após mais de dois anos sob restrições
Governadores Governadores de direita lançam “consórcio da paz” e ministra Gleisi Hoffmann critica iniciativa
Caiado Caiado critica Lula e gestão da segurança na Bahia: “A maior barbárie hoje está dentro do estado”
Mauro Cid Supremo determina o início do cumprimento da pena de Mauro Cid
Aposentados Mais de 1,2 milhão de aposentados do INSS ainda não pediram reembolso de descontos indevidos Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 34°
ChuvaMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas