O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), fez fortes críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à gestão da segurança pública na Bahia, durante entrevista à GloboNews, nesta sexta-feira (31). Segundo o goiano, o governo federal e o PT têm falhado no enfrentamento ao crime organizado.
“Se Lula realmente condena a ação do Rio de Janeiro, por que não mostra essa capacidade na Bahia, o estado mais violento, onde mais se mata hoje?”, questionou Caiado.
O governador também citou o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o atual governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmando que nenhum dos dois tem reagido de forma proporcional ao avanço das facções no estado.
“A maior barbárie hoje está dentro da Bahia. Por que eles não tomam iniciativa e mostram ao Brasil o que conseguiram fazer lá?”, disse.
Caiado ainda ironizou o discurso de setores do PT sobre o uso da força policial:
“Eles vêm com essa frase de ‘menos sangue e mais inteligência’. Quer dizer que o sangue do cidadão baiano é menos importante do que o sangue de quem morreu na operação do Rio?”, provocou.
Ao comparar os resultados entre os estados, o governador destacou o desempenho de Goiás na área de segurança:
“Aqui nós temos segurança porque é prioridade. O Estado se desenvolve com isso”, concluiu.
Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) evitou rebater diretamente as declarações de Caiado, mas destacou que o estado vem registrando queda nas mortes violentas pelo terceiro ano consecutivo.
Em nota, o órgão informou que os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte caíram 6% em 2023, 8,2% em 2024 e 10,2% entre janeiro e outubro de 2025.
A SSP ressaltou ainda o lançamento do Plano de Atuação Qualificada de Agente do Estado, com foco em capacitação continuada, uso de tecnologia, atendimento psicológico e policiamento orientado pela inteligência (POI).
Segundo o comunicado, as medidas buscam reduzir em até 10% as mortes em ações policiais e estão alinhadas ao Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
“A proposta baiana é pautada na legalidade e no investimento constante na formação dos efetivos”, concluiu a SSP-BA.
Fontes: GloboNews | BNews | Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
Governadores Governadores de direita lançam “consórcio da paz” e ministra Gleisi Hoffmann critica iniciativa
Mauro Cid Supremo determina o início do cumprimento da pena de Mauro Cid
Aposentados Mais de 1,2 milhão de aposentados do INSS ainda não pediram reembolso de descontos indevidos
Prisão Bolsonaro pode ser preso entre novembro e dezembro, preveem ministros do STF
Braga Neto Defesa de Braga Netto recorre ao STF contra condenação de 26 anos por tentativa de golpe
Julgamento STF marca para 7 de novembro o início do julgamento dos recursos de Jair Bolsonaro e do “núcleo crucial” Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 37°
Tempo nublado