Sexta, 31 de Outubro de 2025 03:31
77981182798
27°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Brasil CNH

Projeto ‘CNH + Acessível’ promete reduzir os custos e o tempo para tirar habilitação na Bahia

A iniciativa apresentada pelo Governo Federal e pelo Sindauto prevê até 67% de redução nos valores da CNH, mas enfrenta resistência de donos e funcionários de autoescolas, que protestaram contra o fim da obrigatoriedade do serviço.

24/10/2025 21h28 Atualizada há 6 dias
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
Projeto ‘CNH + Acessível’ promete reduzir os custos e o tempo para tirar habilitação na Bahia

A discussão sobre o fim da obrigatoriedade de autoescola para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vem gerando polêmica em todo o país. Na Bahia, o tema deu origem ao projeto “CNH + Acessível”, que promete reduzir tempo e custos para os candidatos à habilitação.

A proposta foi apresentada pelo Governo Federal, em parceria com o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto), no último dia 8 de outubro. O objetivo é facilitar o acesso à CNH, especialmente para pessoas de baixa renda.

Em reunião na sede da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em Brasília, as medidas foram debatidas entre representantes do governo e do setor.

O presidente do Sindauto na Bahia, Wellington Oliveira, destacou que a proposta está em análise e busca tornar a CNH mais acessível, sem comprometer os cerca de 300 mil empregos ligados ao segmento.

De acordo com o projeto, os custos para obter a CNH categoria A (motos) podem ficar 67% mais baratos, enquanto a categoria B (carros), teria redução de até 65%.

Apesar das vantagens apresentadas, a iniciativa não agradou a todos. Na última quinta-feira (23), donos e funcionários de autoescolas realizaram um protesto no Parque de Exposições, em Salvador. O grupo seguiu em caminhada até o Centro Administrativo da Bahia (CAB), manifestando-se contra o fim da obrigatoriedade das autoescolas.

O impasse entre a redução de custos para o cidadão e a manutenção dos empregos do setor segue em debate, enquanto o projeto aguarda avaliação final do Governo Federal e da Senatran.

Com informações do BNews.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.