Sexta, 31 de Outubro de 2025 03:35
77981182798
27°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Brasil Crise no Rio

Escritório emergencial entre União e Estado para enfrentar o crime organizado no Rio

Ricardo Lewandowski e Cláudio Castro anunciam estrutura integrada após megaoperação nos complexos da zona norte do Rio.

30/10/2025 09h04
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
Escritório emergencial entre União e Estado para enfrentar o crime organizado no Rio

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (29), a criação de um escritório emergencial de combate ao crime organizado no estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa foi feita em conjunto com o governador Cláudio Castro, durante uma reunião no Palácio da Guanabara.

A coordenação será compartilhada entre o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e o secretário de Segurança Pública do estado, Victor Santos.

Lewandowski afirmou que o novo fórum permitirá decisões rápidas e integradas, servindo de base para a futura Proposta de Emenda à Constituição (PEC), da Segurança Pública em debate no Congresso.

A medida surge logo após a Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, considerada a mais letal da história do país, com mais de 100 mortos.

Segundo Lewandowski, o governo federal vai oferecer apoio imediato ao estado, vagas em presídios federais para lideranças de facções, reforço da Força Nacional de Segurança Pública, peritos criminais, além de acesso ao banco de dados nacional de DNA e balística.

O governador Cláudio Castro afirmou que as propostas foram aceitas e que “as forças federais e estaduais terão ações 100 % integradas”.

Fonte: Metro1.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.