Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez um comentário em tom de brincadeira ao tratar dos casos de intoxicação por metanol provocados por bebidas falsificadas.
“No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar”, declarou o governador, arrancando risos dos presentes.
A fala ocorreu enquanto Tarcísio mencionava a mobilização de grandes empresas do setor de bebidas que integram a força-tarefa estadual de combate à falsificação.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), a principal linha de investigação da Polícia Civil indica que a adição de etanol contaminado com metanol na produção de bebidas falsificadas é a provável causa das intoxicações registradas em diferentes regiões do estado.
“Estavam aqui os fabricantes — todos os maiores do país, os principais players. Fabricam as bebidas mais famosas, como Jack Daniel’s, Johnnie Walker... todas essas que são alvo de falsificação. (...) Ainda bem que ainda não chegaram a esse ponto”, completou Tarcísio.
Antes da coletiva, o governador se reuniu com o Gabinete de Crise criado para coordenar as ações de enfrentamento aos casos de contaminação por metanol. O encontro contou com representantes das secretarias de Saúde, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Fazenda e Planejamento.
Também participaram representantes das principais empresas do setor, como Brown-Forman (Jack Daniel’s), Bacardi, Diageo (Johnnie Walker e Smirnoff), Pernod Ricard (Absolut) e Beam Suntory (Jim Beam).
As fabricantes se comprometeram a apoiar o governo estadual no treinamento de agentes públicos e comerciantes para identificar produtos falsificados. Além disso, Tarcísio deve se reunir nos próximos dias com representantes do setor de bares e restaurantes para ampliar o alcance das ações preventivas.
Fonte: Portal Meio Norte.
Mín. 19° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 37°
Tempo limpo