O ator, jornalista, escritor e historiador David José, conhecido por ter sido o primeiro intérprete do personagem Pedrinho na versão original de Sítio do Pica-Pau Amarelo (1955–1959), exibida pela TV Tupi, faleceu na manhã desta segunda-feira (6), em São Paulo, aos 83 anos. A informação foi confirmada pelo portal Splash UOL.
David José deixa a esposa, Lígia Todescan Lessa Mattos, os filhos Paulo e Luiz, e os netos Pedro e Gabriela.
Nascido em 21 de fevereiro de 1942, em São Paulo, David iniciou sua trajetória artística aos 12 anos, no Teatro Escola de São Paulo (TESP). Ao longo de mais de três décadas de carreira, atuou como ator, diretor, roteirista e produtor, tornando-se uma das figuras pioneiras da televisão brasileira.
Além da carreira artística, David José teve uma sólida formação acadêmica. Era formado em Ciências Sociais pela USP, e estudou Sociologia nas Universidades Paris VIII e Paris X, na França. Doutor em História Social pela USP, dedicou-se a pesquisas sobre a cultura brasileira em São Paulo nas décadas de 1940 e 1950.
Nos últimos anos, o artista e pesquisador seguia ativo como professor e escritor, publicando novas edições de suas obras O Espetáculo da Cultura: Teatro e TV em São Paulo (1940–1950), Pioneiros do Rádio e da TV no Brasil (Volumes 1 e 2) e A TV antes do VT.
David também colaborava com a Cinemateca Brasileira e a TV Cultura no Projeto David José, voltado à preservação da história do cinema, da televisão e do teatro no Brasil.
Fonte: Portal Meio Norte.
Mín. 19° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 37°
Tempo limpo