Segunda, 06 de Outubro de 2025 22:23
77981182798
28°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Internacional Marco Rúbio

Marco Rubio é escolhido por Donald Trump para liderar negociações sobre tarifaço contra o Brasil

Secretário de Estado dos EUA comandará tratativas com a equipe de Lula após nova sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros.

06/10/2025 18h29
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte
Marco Rubio é escolhido por Donald Trump para liderar negociações sobre tarifaço contra o Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou o secretário de Estado Marco Rubio para liderar as negociações sobre o tarifaço imposto ao Brasil, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (6). Caberá a Rubio coordenar as conversas com representantes do governo brasileiro nas próximas semanas.

Mais cedo, Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversaram por telefone durante cerca de 30 minutos. O diálogo concentrou-se em questões econômicas e comerciais, especialmente nas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

Lula pede revogação da sobretaxa

De acordo com o Itamaraty, Lula solicitou que Trump revogasse a sobretaxa de 40% recentemente imposta a produtos brasileiros, além de outras restrições aplicadas a membros do governo. Caso o pedido seja atendido, os produtos do Brasil continuariam sendo taxados em 10%, percentual equivalente ao aplicado a outros países parceiros dos EUA.

Pelo lado brasileiro, o vice-presidente Geraldo Alckmin será o responsável por coordenar as ações do governo federal, ao lado do chanceler Mauro Vieira e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Rubio será o negociador-chefe americano

Do lado norte-americano, Marco Rubio, atual secretário de Estado dos EUA, foi encarregado de conduzir as tratativas com o Brasil. Considerado um político de perfil conservador e com forte interesse na América Latina, Rubio assumiu papel central na diplomacia do governo Trump.

Quem é Marco Rubio

Marco Antonio Rubio nasceu em Miami, em 1971, filho de imigrantes cubanos. O pai trabalhava como barman, e a mãe dividia o tempo entre o trabalho como camareira e as tarefas domésticas.

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, Rubio “se interessou pelo serviço público inspirado nas conversas com seu avô, que presenciou os efeitos do comunismo em Cuba”.

Formado em Ciências Políticas pela Universidade da Flórida, Rubio iniciou sua trajetória política no estado natal, onde foi presidente da Câmara dos Representantes da Flórida. Em 2010, elegeu-se senador dos Estados Unidos, cargo que exerceu até 2025.

Sua ascensão política foi impulsionada pelo Tea Party, ala de direita do Partido Republicano que ganhou força após a eleição de Barack Obama. No Senado, Rubio integrou importantes comissões, como as de Relações Exteriores, Inteligência e Pequenas Empresas e Empreendedorismo.

Fonte: Portal Meio Norte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.