O jiu-jitsu brasileiro será protagonista nesta quinta-feira (2), no Apex, em Las Vegas (EUA). O UFC BJJ, versão da arte suave organizada pela maior organização de MMA do planeta, chega à sua terceira edição e traz como destaque o co-main event da noite: um confronto 100% verde-amarelo pelo cinturão dos leves (70 kg). De um lado, o campeão Carlos Henrique; do outro, o desafiante Matheus Gabriel, tricampeão mundial da modalidade.
Henrique, que conquistou o título ao vencer o reality show “UFC BJJ: Road To The Title”, exaltou a mudança de patamar em sua carreira desde que passou a integrar o projeto da liga presidida por Dana White. Campeão pan-americano e medalhista de prata no Mundial sem quimono (2022 e 2023), o faixa-preta revelou que a exposição oferecida pelo UFC fez sua vida dentro e fora dos tatames evoluir rapidamente.
“Acredito que tive muito mais exposição. Quando assinei para o reality show, tinha poucos seguidores, cerca de 19 mil. Depois do primeiro UFC BJJ, passei de 40 mil. Isso foi gigante. Além disso, agora consigo realmente viver do jiu-jítsu. Comprei um terreno, vou construir uma fazenda para minha família, tenho um bebê e uma esposa para cuidar. É muita responsabilidade, mas graças a Deus tudo está indo bem”, contou o campeão.
Na primeira defesa de cinturão, Carlos Henrique terá pela frente um rival de altíssimo nível. Matheus Gabriel é um dos nomes mais vitoriosos da nova geração, com três títulos mundiais na faixa-preta. Apesar do respeito ao adversário, o campeão garantiu estar confiante para manter o posto, acreditando que o formato do UFC BJJ favorece seu estilo de luta.
“Acredito que venço por finalização. São três rounds, uma regra muito boa para mim. Sou um cara que luta para frente, sempre buscando a finalização. Ele trabalha mais na estratégia, espera o momento certo para aplicar o jogo. Sou muito ativo, não dou brechas. Tenho respeito por ele, mas acho que saio vencedor por finalização”, afirmou Henrique.
O clima de rivalidade aumentou ainda mais na encarada oficial, realizada na última quarta-feira (1º). Matheus Gabriel tentou tocar o cinturão do compatriota, mas foi rapidamente impedido por Carlos, que defende o título pela primeira vez.
Além do duelo brasileiro pelo título dos leves, a noite também terá disputa de cinturão na luta principal. O campeão peso-galo (61 kg) Mikey Musumeci coloca seu reinado em jogo contra o desafiante Keven Carrasco, prometendo encerrar a edição com chave de ouro.
Com promessa de grandes confrontos e uma atmosfera única, o UFC BJJ 3 chega como mais um passo importante na consolidação do projeto que une tradição da arte suave e a força midiática do Ultimate.
Fonte: AG Fight.
Mín. 19° Máx. 37°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo