Pequim, 11 de abril — O governo da China anunciou nesta sexta-feira (11), que elevará as tarifas de importação sobre produtos provenientes dos Estados Unidos de 84% para 125%. A medida, divulgada pelo Ministério das Finanças chinês, é mais uma retaliação às sanções comerciais impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Em comunicado oficial, o ministério classificou a decisão dos EUA como uma violação grave das normas internacionais de comércio.
“A imposição pelos EUA de tarifas anormalmente altas à China viola gravemente as regras do comércio internacional e econômico, as leis econômicas básicas e o bom senso, sendo um ato completamente unilateral de intimidação e coerção”, declarou o órgão.
Ainda nesta sexta-feira, a missão da China junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), informou que apresentou uma nova queixa formal contra Washington. Segundo a nota oficial, a ação responde a uma ordem executiva emitida em 10 de abril pelo governo norte-americano, que aumentou as chamadas “tarifas recíprocas” sobre produtos chineses.
“A China apresentou uma queixa à OMC contra as mais recentes medidas tarifárias dos EUA,” afirmou a missão, citando um porta-voz do Ministério do Comércio.
A escalada nas tensões comerciais reacende os temores de um novo capítulo na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Com informações do Metro1.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Chuva