Segunda, 17 de Novembro de 2025 11:26
77981182798
36°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Brasil INSS

Ex-presidente do INSS é preso em operação da PF que investiga fraudes bilionárias em aposentadorias

Alessandro Stefanutto é acusado de envolvimento em esquema de descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas. A operação ocorre em 15 estados e no Distrito Federal, e o prejuízo pode ultrapassar R$ 6,3 bilhões.

13/11/2025 16h05
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte
Ex-presidente do INSS é preso em operação da PF que investiga fraudes bilionárias em aposentadorias

O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira (13), durante uma operação da Polícia Federal (PF), que investiga um esquema bilionário de descontos ilegais em aposentadorias e pensões.

As fraudes, ocorridas entre 2019 e 2024, podem ter causado prejuízo de até R$ 6,3 bilhões, segundo a PF. O caso é parte da Operação Sem Desconto, realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

O esquema consistia em cobrar mensalidades não autorizadas de aposentados e pensionistas, simulando que eram associados a entidades de classe. Essas falsas associações prometiam serviços inexistentes, como assistência jurídica e descontos em academias e planos de saúde.

Além de Stefanutto, também são alvos o ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad Oliveira, o deputado federal Euclydes Pettersen Neto (Republicanos-MG) e o deputado estadual Edson Cunha de Araujo (PSB-MA).

A operação cumpre 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão no Distrito Federal e em 14 estados brasileiros.

Os suspeitos devem responder por organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes. O escândalo levou à queda do ex-ministro Carlos Lupi (PDT), substituído por Wolney Queiroz, atual titular da pasta da Previdência.

Com informações do Portal Meio Norte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.