Sexta, 31 de Outubro de 2025 03:33
77981182798
27°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política “Costa Neto”

STF autoriza reabertura de investigação contra Valdemar Costa Neto em caso da trama golpista

Primeira Turma acompanhou voto de Alexandre de Moraes, que vê indícios de envolvimento do presidente do PL em crimes contra o Estado Democrático de Direito.

21/10/2025 23h21
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
STF autoriza reabertura de investigação contra Valdemar Costa Neto em caso da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (21), reabrir a investigação contra o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no âmbito do núcleo de desinformação da trama golpista (Núcleo 4).

A decisão seguiu o voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que defendeu a necessidade de apurar o papel de Valdemar nos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

No voto, Moraes relacionou a investigação de Valdemar à eventual condenação de Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal (IVL), acusado de disseminar desinformação sobre as urnas eletrônicas.

Moraes e o ministro Cristiano Zanin votaram pela condenação de Rocha em dois dos cinco crimes atribuídos pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Apesar de Valdemar Costa Neto ter sido indiciado pela Polícia Federal (PF), ele não foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Em seu voto, Moraes afirmou:

“Uma vez configurada a condenação do réu Carlos Cesar Rocha, determino a extração de cópias da decisão e de todo o acervo probatório para remessa à PET 12100, a fim de que (...) seja reaberta a investigação em relação ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto.”

Com a decisão, o STF volta a examinar o possível envolvimento de Valdemar na estrutura de desinformação e articulação golpista investigada após os atos de 8 de janeiro.

Com informações do BNews.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.