O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) retomou nesta terça-feira (21) o julgamento dos embargos de declaração apresentados pelo Grupo Metha, sucessor da antiga OAS, contra a decisão que reconheceu a incompetência da Justiça baiana para conduzir o processo de recuperação judicial da empresa.
O caso ganhou novos contornos após credores acusarem a Metha de ocultar cerca de R$ 500 milhões em ativos no plano de recuperação aprovado. Também é questionada a legalidade da assembleia que aprovou o plano, sob a suspeita de ter contado com o voto do próprio controlador do grupo.
O acórdão alvo dos embargos, proferido em junho, acolheu o recurso de bancos e fundos que acusam a Metha de “forum shopping” — prática em que uma empresa muda artificialmente sua sede para escolher um foro mais favorável. Segundo os credores, a transferência da sede de São Paulo para Salvador teve o único propósito de afastar a competência da Justiça paulista.
Em parecer, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) reforçou essa tese ao afirmar que a mudança foi uma “manobra coordenada e sem base operacional”, destinada a mascarar o verdadeiro centro das atividades da companhia.
Com dívidas que ultrapassam R$ 6 bilhões, a Metha teve sua recuperação judicial inicialmente processada na capital baiana. O desfecho do julgamento no TJ-BA será decisivo: se mantida a decisão anterior, o caso deve ser remetido para a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, que já conduziu os processos de recuperação da OAS e da Coesa, empresas do mesmo grupo econômico.
Fonte: Bahia Notícias.
Renato Aragão Renato Aragão pode ter mansão bloqueada por dívida de IPTU no Rio
Rodrigo do Mucambo Vereador Rodrigo do Mucambo fala a respeito da situação da zona rural de Barreiras
Saúde Oeste da Bahia registra disparada de síndrome respiratória grave
Petróleo STF retoma julgamento sobre divisão dos royalties do petróleo após pressão de estados
Digão Digão sai em defesa de Edson Gomes durante show na Bahia e gera repercussão
Chuvas Chuvas intensas deixam mortos, desabrigados e cidades em estado de emergência no Nordeste Mín. 17° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 36°
Tempo limpo