O placar chegou a 4 a 1 após o ministro Cristiano Zanin acompanhar os votos do relator Alexandre de Moraes, do ministro Flávio Dino e da ministra Cármen Lúcia, todos favoráveis à condenação de Bolsonaro e de seus ex-auxiliares pelos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Golpe de Estado
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Organização criminosa
Dano qualificado contra patrimônio da União
Deterioração de patrimônio tombado
O ministro Luiz Fux foi o único a divergir até agora, votando pela absolvição de todos os réus, com exceção de Mauro Cid e Walter Braga Netto, para os quais defendeu a condenação por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Alexandre de Moraes (relator): defendeu a condenação de Bolsonaro por entender que o ex-presidente atuou de forma decisiva para instigar ataques às instituições e buscou permanecer no poder de forma ilegal.
Flávio Dino: acompanhou o relator, afirmando que as provas indicam um “planejamento sistemático de um atentado contra a democracia”, com Bolsonaro à frente das ações.
Luiz Fux: abriu divergência, alegando que não há elementos suficientes para responsabilizar Bolsonaro diretamente pelos crimes.
Cármen Lúcia: reforçou que Bolsonaro liderou a organização criminosa, destacando sua atuação em propagação de desinformação, cooptação de militares e instigação de manifestações.
Cristiano Zanin: votou pela condenação, sustentando que as provas demonstram a intenção dos acusados de romper com o Estado Democrático de Direito e ressaltou a violência dos atos de 8 de janeiro.
Com a maioria já formada, o julgamento deve ser concluído nesta sexta-feira (12). Na sequência, o STF definirá a pena a ser aplicada ao ex-presidente e aos demais réus.
Fonte: Metro1.
CNH Gratuidade do exame teórico da CNH já gera uma economia de R$ 1,8 bilhão para os brasileiros
INSS Mutirão do INSS realiza mais de 19 mil perícias médicas neste fim de semana em todo o país
SEAP Crise na SEAP pode derrubar secretário e enfraquece MDB na Bahia
Cães Abandonados Vereador recua após sugerir eutanásia de cães abandonados em Maracás
Libras Bahia reconhece Libras como meio oficial de comunicação e amplia direitos da comunidade surda
Bolsa Esporte Bolsa Esporte 2026-2027 abre inscrições para atletas baianos até 20 de maio Mín. 17° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 36°
Tempo limpo