22°C 40°C
Barreiras, BA
Publicidade

FUNAI revoga ato que liberava extração de recursos madeireiros em terras indígenas

A decisão foi divulgada através das redes sociais pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: Portal Metro1
17/01/2023 às 12h11 Atualizada em 17/01/2023 às 12h22
FUNAI revoga ato que liberava extração de recursos madeireiros em terras indígenas

Foi revogado, nesta segunda-feira (16), o “manejo florestal sustentável”, medida do governo de Jair Bolsonaro (PL), que liberou a extração de recursos madeireiros em terras ocupadas por povos indígenas.

O anúncio foi feito pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, através de suas redes sociais. "Revogado a IN 12/22, da Funai e Ibama que facilitava a exploração de recursos madeireiros em terras indígenas.

Este foi um dos últimos atos assinados na gestão Bolsonaro. Nosso compromisso é com a proteção das terras indígenas. Não permitiremos mais retrocessos!"

Na data em que o ato foi assinado, em 16 de dezembro de 2022, a Funai e o Ibama justificaram a decisão alegando que ela seria benéfica para membros de comunidades indígenas, no entanto, a medida foi criticada diversas vezes por ambientalistas, já que funcionava como uma brecha para que o desmatamento fosse perpetuado em território demarcados, inclusive por parte de pessoas não indígenas.

Apesar de já ter sido compartilhada por Sônia Guajajara, a revogação será oficialmente divulgada na edição do Diário Oficial da União que será publicada nesta terça-feira (17).

Do Metro1.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários