A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), iniciou a distribuição de 44.525 doses de imunizantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) aos municípios baianos, organizando a logística para ampliar o acesso à prevenção e assegurar a aplicação conforme os critérios definidos nacionalmente.
Em fevereiro de 2026, o Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou a estratégia nacional de enfrentamento ao VSR, principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas. A nova etapa reforça as medidas iniciadas em dezembro de 2025 e fortalece a proteção da primeira infância, sobretudo entre bebês com maior risco de complicações respiratórias.
Coordenada pelo Ministério da Saúde, a estratégia passou a contemplar, além das gestantes a partir da 28ª semana de gravidez - que garantem proteção indireta ao recém-nascido por meio da transferência de anticorpos -, bebês prematuros nascidos antes de 37 semanas e crianças menores de dois anos com comorbidades.
A ampliação inclui a incorporação do nirsevimabe, um anticorpo monoclonal de ação prolongada que oferece proteção imediata contra o vírus. Diferentemente das vacinas tradicionais, o medicamento já fornece os anticorpos prontos, garantindo defesa logo após a aplicação.
A iniciativa representa mais um avanço na proteção da infância, ao integrar diferentes estratégias para reduzir internações e complicações provocadas por um dos vírus respiratórios mais perigosos para bebês e crianças pequenas.
Fonte
Ascom/Sesab
Mega! Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões nesta quinta-feira (30)
Primeiro Turno Otto Alencar vê Jerônimo Rodrigues com força para vencer eleição no 1º turno na Bahia
Michael Jackson “Michael” estreia com recorde mundial e divide crítica e público
Garimpos Bahia lidera apreensões por garimpo ilegal no Nordeste e soma R$ 22 milhões em bens confiscados
Tiazinha Suzana Alves revela mágoa nos bastidores da TV ao descobrir estreia da Feiticeira sem aviso
Morte! Mulher morre após acidente entre carro e caminhão na BR-135, em Formosa do Rio Preto Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 34°
Tempo nublado