Após a polêmica envolvendo o jornalista Thiago Asmar, que tentou incentivar um boicote à Havaianas nas redes sociais, internautas passaram a resgatar uma antiga propaganda da marca que também gerou controvérsia. O comercial foi exibido há mais de dez anos e teve como protagonista o ex-jogador Romário, em vez da atriz Fernanda Torres.
A peça publicitária foi veiculada em 2014, ano de eleição presidencial que resultou no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.
No anúncio, Romário aparece usando apenas o pé direito do chinelo. Questionado sobre o motivo, ele responde que enviou o pé esquerdo para o ex-jogador argentino Diego Maradona, falecido em 2020, em uma referência provocativa à rivalidade entre os dois.
À época, a propaganda não foi interpretada como um ataque político ou ideológico, diferentemente da reação recente ao comercial estrelado por Fernanda Torres.
Na nova campanha, a fala da atriz — “não compensar com o pé direito, mas com os dois pés na porta” — foi interpretada por grupos bolsonaristas como uma mensagem subliminar de apoio à esquerda.
Thiago Asmar destacou que a veiculação do anúncio ocorreu em “véspera de ano eleitoral”, argumento que também se aplica ao comercial de Romário, exibido igualmente em período de campanha. Ainda assim, a reação pública foi distinta.
A repercussão mais recente ganhou força entre políticos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado federal Rodrigo Valadares (PL-SE), acusou a empresa de fazer campanha política explícita contra a direita. “Havaianas faz campanha política contra a direita. Seguimos firmes na defesa de Deus, pátria, família e liberdade. Por aqui, vamos de Rider, Ipanema, Crocs e outras”, declarou.
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), ironizou o tradicional slogan da marca. “Havaianas, agora nem todo mundo vai usar”, escreveu nas redes sociais.
A empresa, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre as críticas nem sobre o resgate da campanha antiga.
Da redação do 40 Graus.
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