Quinta, 25 de Setembro de 2025 15:41
77981182798
36°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Política Hugo Mota

Hugo Motta barra tentativa de Eduardo Bolsonaro de assumir liderança da minoria

Ausente do Brasil desde fevereiro, deputado buscava cargo estratégico para evitar perda do mandato por faltas.

23/09/2025 09h01
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
Hugo Motta barra tentativa de Eduardo Bolsonaro de assumir liderança da minoria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indeferiu a indicação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para a liderança da minoria. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa nesta terça-feira (23).

Segundo o parecer, há “incompatibilidade do exercício da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados pelo Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, visto que se encontra ausente do território nacional”.

O documento reforça que a ausência física do parlamentar o impede de cumprir prerrogativas e deveres essenciais ao cargo, o que tornaria seu exercício “meramente simbólico e em desacordo com as normas regimentais”.

Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro e tem articulado maneiras de permanecer fora do Brasil sem perder a vaga de deputado.

Na última terça-feira (16), a oposição havia anunciado sua indicação para a liderança da minoria — uma manobra que, se confirmada, lhe garantiria justificativa para as ausências e preservaria o mandato.

Com a decisão de Motta, a estratégia da oposição foi frustrada. O episódio expõe não apenas a prolongada ausência do deputado, mas também o uso de cargos de liderança como ferramenta de proteção política, em vez de instrumento de representação efetiva no Legislativo.

Da Redação do 40 Graus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.