O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta segunda-feira (22), que a única palavra capaz de descrever o que ocorre atualmente na Faixa de Gaza é “genocídio”. A declaração foi feita durante conferência realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, dedicada à defesa da solução de dois Estados — que prevê a coexistência pacífica entre um Estado palestino e Israel.
“Como apontou a comissão de inquérito sobre os territórios palestinos ocupados, não há palavra mais apropriada para descrever o que está ocorrendo em Gaza do que genocídio”, declarou Lula.
O presidente ressaltou que os ataques promovidos pelo Hamas são “inaceitáveis” e lembrou que o Brasil foi “enfático ao condená-los”. No entanto, criticou a resposta militar de Israel, afirmando que o direito à defesa não justifica a “matança indiscriminada de civis”.
“O que está acontecendo em Gaza não é só o extermínio do povo palestino, mas a tentativa de aniquilamento do seu sonho de nação”, acrescentou.
A conferência contou com ausências de peso: Israel e Estados Unidos boicotaram o encontro. Em contrapartida, países como França, Portugal, Reino Unido, Canadá e Austrália formalizaram o reconhecimento do Estado da Palestina.
Com informações do Metro1.
Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 24° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 36°
Tempo limpo