Domingo, 28 de Setembro de 2025 20:10
77981182798
29°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Política Ministro

Ministro do STF exalta as manifestações contra a anistia: “Não há espaço para retrocessos”

O ministro do STF afirma que atos reforçam apoio à democracia e pede pacto nacional entre Poderes.

22/09/2025 09h07
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
Ministro do STF exalta as manifestações contra a anistia: “Não há espaço para retrocessos”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, utilizou as redes sociais neste domingo (21), para enaltecer as manifestações realizadas em todo o país contra a chamada “PEC da Blindagem” e o Projeto de Lei que prevê anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro.

Para o decano da Corte, os protestos demonstram a força do povo brasileiro na defesa da democracia e o apoio ao STF, que, segundo ele, cumpriu a sua missão de proteger as instituições e responsabilizar exemplarmente os que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.

Mendes destacou ainda que “não há espaço para rupturas ou retrocessos” e defendeu que essa energia popular se converta em um grande pacto entre Executivo, Legislativo e Judiciário, voltado para uma agenda de reconstrução.

A “PEC da Blindagem”, aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 18, transfere ao Legislativo a prerrogativa de decidir se um congressista investigado pode se tornar réu, mas tende a ser rejeitada no Senado, de acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD).

Já o PL da Anistia, cuja tramitação foi acelerada pelos deputados na quarta-feira (19), segue indefinido. A expectativa, no entanto, é que a proposta não resulte em perdão total, mas em redução de penas para parte dos condenados pelos ataques golpistas.

Da Redação do 40 Graus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.