Milhares de brasileiros ocuparam as ruas neste sábado em pelo menos 30 cidades e 22 capitais para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia.
As manifestações, organizadas por movimentos sociais e partidos de esquerda, ganharam força nacional e, segundo os líderes do PT, representam um marco no cenário político.
Em Brasília, o líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (RJ), avaliou os atos como um divisor de águas para a oposição à proposta. “Hoje, nas ruas do Brasil, nós estamos decretando que a PEC da bandidagem está enterrada. Mais do que isso, é uma virada de jogo para a gente impor nossas pautas: a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a PEC 6x1”, declarou.
Para Lindbergh, a mobilização popular não apenas pressiona contra a chamada PEC da Blindagem, mas também fortalece a tramitação de projetos defendidos pelo governo no Congresso, como a ampliação da isenção do Imposto de Renda e a redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6x1.
Os organizadores destacam que a adesão em massa mostra o descontentamento da população com medidas que consideram favorecedoras de políticos investigados e, ao mesmo tempo, abre espaço para que outras pautas sociais avancem no Legislativo.
Fonte: Com informações do BNews.
Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 39°
Tempo limpo