Brasília – Pelo segundo mês consecutivo, os preços da batata apresentaram forte redução nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Brasil, segundo o 8º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Conab nesta quinta-feira (21).
A queda média ponderada foi de 31,61% em julho, atingindo todos os 11 mercados atacadistas analisados. O movimento foi impulsionado pela abundância de oferta, com o volume comercializado no mês sendo o maior do ano.
A cebola registrou recuo de 25,57% na média ponderada em julho em relação a junho. Segundo a Conab, os preços estão quase 60% abaixo dos níveis de 2024, reflexo do aumento da oferta no mercado.
Os preços do tomate variaram entre as Ceasas:
Paraná: queda de 16,68%;
Santa Catarina: alta de 4,68%.
No geral, a média ponderada caiu 5,68%, resultado do controle parcial da oferta pelos produtores.
Já para a cenoura, mesmo com aumento na oferta, os preços se mantiveram estáveis, apresentando apenas pequenas variações entre os mercados.
A alface apresentou alta média de 9,93%, puxada principalmente pelo Paraná, mas com variações regionais devido à qualidade e proximidade dos centros consumidores.
Entre as frutas, os preços apresentaram oscilações:
Laranja: queda de 9,8%, impactada pelas férias escolares, concorrência com a mexerica poncã e clima frio;
Maçã: redução de 1,92%;
Melancia: alta de 3,92%, mesmo com maior produção em Goiás e Tocantins;
Banana: aumento de 10,48%;
Mamão: disparada de 21,65%, ambos por menor oferta no inverno.
De janeiro a julho de 2025, o Brasil exportou 641,5 mil toneladas de frutas, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento atingiu US$ 755,2 milhões (FOB), aumento de 19% em relação a 2024 e de 25% sobre 2023.
O boletim também destacou o Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento, realizado em julho em Brasília (DF). No evento, foram discutidos avanços para o setor e firmada parceria com a Conab para a criação de uma metodologia nacional de coleta de dados e índice de preços para hortigranjeiros, além da realização do Diagnóstico Nacional das Ceasas.
Os dados do Prohort foram coletados em Ceasas localizadas em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, São José (SC), Goiânia, Recife, Fortaleza e Rio Branco, responsáveis por grande parte do abastecimento nacional.
Fonte: Portal do Agronegócio.
Mín. 19° Máx. 36°
Mín. 19° Máx. 38°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 39°
Tempo limpo