
Mais de 55,7 mil aposentados e pensionistas da Bahia já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para compensar descontos indevidos realizados por instituições conveniadas entre março de 2020 e março de 2025. O estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de adesões, ficando atrás apenas de São Paulo (114.599) e Minas Gerais (57.318).
No total, mais de 582 mil acordos foram firmados em todo o Brasil até o momento, segundo dados do governo federal.
Os valores serão depositados integralmente, com correção pela inflação, na mesma conta bancária onde o beneficiário recebe o pagamento mensal do INSS.
Os depósitos começam no dia 24 de julho, seguindo a ordem de adesão dos beneficiários.
O acordo é voltado a beneficiários que:
Sofreram descontos indevidos realizados por instituições conveniadas com o INSS;
Fizeram contestação dos valores entre março de 2020 e março de 2025;
Não receberam resposta dentro do prazo de 15 dias úteis.
De acordo com o governo federal, há mais de 3,2 milhões de pedidos que ultrapassaram esse prazo, envolvendo cerca de 1,9 milhão de pessoas — já que um mesmo beneficiário pode ter feito mais de uma contestação.
Além da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul registraram taxas de adesão acima de 31%.
A adesão é gratuita e pode ser feita até, pelo menos, o dia 14 de novembro de 2025 — prazo que pode ser prorrogado.
Aplicativo ou site do Meu INSS
Agências dos Correios
Central 135 (somente para informações; não realiza adesão)
Acesse o site ou app do Meu INSS com seu CPF e senha;
Clique em “Consultar Pedidos”;
Vá até “Cumprir Exigência” (repita o processo para cada pedido, se houver mais de um);
Role até o último comentário da página, leia atentamente;
No campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
Com informações do Metro1.