O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), registrou um recorde no primeiro semestre de 2025: foram 1.166 foragidos da Justiça capturados com o auxílio da tecnologia, uma média de seis prisões por dia. O número já supera o total de presos com o uso do sistema ao longo de todo o ano de 2024.
Implantado em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em mais 81 cidades do interior do estado, o sistema utiliza como base de dados o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo a identificação e localização precisa de pessoas com pendências judiciais.
Entre os capturados no período, 22,2% tinham mandados por roubo, 13,2% respondiam por homicídios e cerca de 10,6% estavam foragidos por tráfico de drogas. Também foram encontrados indivíduos procurados por estupro (6,4%), furto (3%), porte ilegal de arma de fogo (2,1%) e dívida de pensão alimentícia (34,9%).
Para o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o avanço na utilização da tecnologia tem impactado diretamente na redução da impunidade.
“Cerca de 65% dos foragidos localizados respondem a crimes que atormentam diariamente a população. Aumentamos o número de cumprimentos de mandados de prisão com o aperfeiçoamento do uso da tecnologia”, destacou.
Além da atuação no combate à criminalidade, Werner ressaltou a importância da ferramenta em eventos de grande porte.
“O Reconhecimento Facial permite também que as forças de segurança promovam a contagem de público e apliquem da melhor forma os efetivos nos grandes eventos da Bahia, garantindo a tranquilidade para baianos e turistas”, completou.
Com informações do Bahia Notícias.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo