Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir na tarde desta sexta-feira (27) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A informação é do jornal O Globo. Apesar da relevância política, o encontro não aparece na agenda oficial do Palácio do Planalto.
A reunião ocorre em meio à crise provocada pela derrubada, pelo Congresso, do decreto presidencial que previa o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A votação, realizada na última quarta-feira (25), representou uma derrota significativa para o governo.
Na quinta-feira (26), Hugo Motta declarou que ligaria para Lula com o objetivo de esclarecer a condução da pauta, que foi votada em regime de urgência. Segundo relatos de bastidores, o presidente da Câmara teria ignorado tentativas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de discutir o tema antes da votação.
Diante da decisão do Congresso, o governo agora avalia recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Haddad defende que a medida seja judicializada, e o PSOL já entrou com uma ação no STF para tentar reverter a decisão legislativa.
A queda do decreto do IOF acentuou o clima de tensão entre o Executivo e o Legislativo, evidenciando dificuldades do governo em articular sua base no Congresso.
Com informações do Portal Metro1.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo