Domingo, 13 de Julho de 2025 17:16
77981182798
Política Palmas

Prefeito de Palmas é preso em nova fase da Operação Sisamnes

Ordens de prisão, buscas e medidas cautelares foram cumpridas em Palmas. A polícia aponta que vazamentos chegaram a frustrar operações policiais.

27/06/2025 16h10
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Portal Meio Norte
Prefeito de Palmas é preso em nova fase da Operação Sisamnes

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), foi preso na manhã desta sexta-feira (27) durante uma nova fase da Operação Sisamnes, que apura o vazamento de decisões judiciais sigilosas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A prisão foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Polícia Federal e com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além do prefeito, também foram presos o advogado Antônio Ianowich Filho e o policial civil Marco Augusto Velasco Nascimento Albernaz. A PF afirma que os três fazem parte de um grupo suspeito de formar uma organização criminosa voltada ao acesso e repasse de informações sigilosas para frustrar investigações e fortalecer redes de influência política e institucional.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados teriam usado informações vazadas para proteger aliados e interferir em ações da corporação. O esquema envolveria agentes públicos, advogados e operadores externos.

O STF também autorizou buscas e apreensões, afastamento de funções públicas, proibição de contato entre os investigados e restrição de saída do país.

Repercussão

A Prefeitura de Palmas informou que o prefeito Eduardo Siqueira Campos recebeu a decisão com serenidade e está disposto a colaborar com as investigações. Em nota, o município ressaltou que o caso não tem relação com a atual gestão:

“Cabe informar à população que as investigações não se relacionam com a atual gestão municipal. A decisão visa à averiguação de informações e tudo será esclarecido. Neste momento é importante prestar todos os esclarecimentos e manter preservada a população de Palmas e a gestão municipal.”

O advogado do prefeito, Juvenal Klayber, afirmou que ainda vai tomar conhecimento do processo para definir as medidas jurídicas cabíveis.

Já a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, responsável pelo policial civil preso, informou que a Corregedoria-Geral acompanha o caso e que todas as medidas administrativas cabíveis serão adotadas.

Fase anterior

Em maio deste ano, Eduardo Siqueira Campos já havia sido alvo de mandado de busca e apreensão durante a 9ª fase da Operação Sisamnes. Na ocasião, foi apontado que o prefeito teria repassado informações sigilosas ao advogado Thiago Marcos Barbosa, sobrinho do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Com informações do Meio Norte.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.