Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo no governo de Jair Bolsonaro, foi preso nesta sexta-feira (14), em Pernambuco, por suspeita de obstrução de Justiça. A detenção foi realizada pela Polícia Federal, com apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com as investigações, Machado teria tentado ajudar o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a deixar o país por meio da obtenção irregular de um passaporte português. Mauro Cid é investigado em diversos inquéritos que envolvem o ex-presidente.
Em depoimento à PF, Gilson Machado negou as acusações. Ele é próximo da família Bolsonaro desde 2018 e teve passagem por diferentes cargos no governo. Foi secretário no Ministério do Meio Ambiente e, em 2019, assumiu a presidência da Embratur, onde permaneceu por mais de um ano. Posteriormente, substituiu Marcelo Álvaro Antônio no comando do Ministério do Turismo.
Machado é o quarto ex-ministro de Bolsonaro a ser preso. Antes dele, Milton Ribeiro (Educação), Anderson Torres (Justiça) e o general Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa) também foram detidos por diferentes investigações ligadas à gestão do ex-presidente.
Com informações do Metro1.
Mín. 14° Máx. 31°
Mín. 15° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 35°
Tempo limpo