O Brasil registrou um novo recorde na abertura de pequenos negócios nos três primeiros meses de 2025, com mais de 1,4 milhão de novas empresas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desse total, 78% correspondem a microempreendedores individuais (MEIs).
De acordo com o levantamento, o número de MEIs cresceu 35% em relação ao mesmo período de 2024. Já as micro e pequenas empresas (MPEs), apresentaram expansão de 28%, impulsionadas por medidas governamentais de incentivo ao empreendedorismo, como a simplificação de processos, acesso ao crédito, estímulo à inovação e formalização de negócios.
O setor de serviços liderou o desempenho no mês de março, com 63,7% das novas empresas abertas, seguido pelo comércio e pela indústria de transformação.
No recorte regional, as regiões Sudeste, Sul e Nordeste se destacaram na abertura acumulada de pequenos negócios. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os estados com maior número de registros no período.
O estudo também revela que o Brasil conta atualmente com 47 milhões de pessoas à frente de algum negócio, seja formal ou informal. Um dos principais fatores para esse número é o crescimento da Taxa de Empreendedores Estabelecidos — aqueles com mais de três anos de atividade — que saltou de 8,7% em 2020 para 13,2% em 2024.
Com esse avanço, o país subiu duas posições no ranking global, passando do oitavo para o sexto lugar entre os países com maior proporção de empreendedores estabelecidos, superando nações como Reino Unido, Itália e Estados Unidos.
Com informações do Portal Meio Norte.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 23° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Chuva