21°C 32°C
Barreiras, BA
Publicidade

Uso de sensores nos pomares começa a se consolidar no Brasil

"Sensores no Agro"

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: Portal Agro
09/12/2021 às 17h35
Uso de sensores nos pomares começa a se consolidar no Brasil

Que a tecnologia veio para ficar no agronegócio não há dúvidas. Para ajudar a acelerar essas implementações também na citricultura, a startup de São Paulo, Adroit Robotics, apresenta soluções para algumas dores dos produtores de citros. Especializada em inteligência artificial, desenvolveu a tecnologia chamada LeafSense, que por meio de sensores inteligentes possibilita ter maior precisão na fruticultura.

A empresa começou a atuar comercialmente em 2020 e de lá para cá está atuando em 14 propriedades que cultivam citros. Esses produtores utilizam a solução, que captura as imagens, com uma visão frontal e lateral, gerando uma gama de dados. Entre elas, a avaliação dos frutos de cada árvore um a um, fazendo ainda estimativas de safra, detecção de doenças e também o cálculo da volumetria de copa e isso de forma totalmente automática.

O gerente agrícola do Grupo Vidotti, de Monte Azul-SP, Fabrício Santos, conheceu a tecnologia da Adroit Robotics por meio de uma parceria com a Bayer e conta que depois de ver os primeiros resultados, ficou surpreso com a quantidade de informações, a precisão dos dados e a qualidade das imagens. “Até agora tem nos ajudado, pela possibilidade de obter as informações de forma muito rápida. Usamos o sistema para fazer o inventário de falhas. Isso nos ajudou a fazer o replantio em toda a propriedade, apenas com os dados obtidos pela ferramenta. São informações atualizadas em tempo real, de fatores que muitas vezes conferimos uma vez por ano, no máximo”, aponta.  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários