
A OAB-BA apresentou, nesta quarta-feira (7), notícia-crime à Polícia Federal contra o economista Rodrigo Constantino por declarações feitas contra a Bahia e os baianos.
No domingo (4), Constantino publicou um vídeo nas redes sociais no qual chamou a Bahia de “câncer do Brasil” e Salvador de “lixo”, além de fazer críticas generalizadas à população baiana.
A entidade quer apurar se as declarações ultrapassaram os limites da crítica política e podem ter atribuído características depreciativas à população em razão de sua origem.
A OAB-BA também solicitou a preservação do vídeo original e de todos os registros relacionados às publicações.
No início da semana, a Polícia Civil da Bahia informou que abriu inquérito para investigar a possibilidade de crime de xenofobia.
A representação foi protocolada pela presidente da OAB-BA, Daniela Borges, e encaminhada ao superintendente regional da Polícia Federal na Bahia, delegado Flávio Márcio Albergaria Silva.
Entre as medidas solicitadas estão a coleta de URLs, datas e horários das publicações, além da preservação dos arquivos audiovisuais e dos registros de acesso.
A OAB-BA também pede a identificação da titularidade do perfil, a apuração do alcance das publicações e a obtenção de dados técnicos que possam indicar se o conteúdo foi publicado a partir do Brasil ou do exterior.
A investigação deverá avaliar o conteúdo das declarações e verificar se houve eventual responsabilização criminal.
Da redação do 40 Graus.