Segunda, 20 de Julho de 2026
15°C 33°C
Barreiras, BA
Publicidade

Morre Benedito Ruy Barbosa, autor de clássicos da teledramaturgia brasileira, aos 95 anos

Escritor deixa um legado marcado por sucessos como Pantanal, Renascer, O Rei do Gado e Terra Nostra, que transformaram a história das novelas no Brasil.

F. Silva
Por: F. Silva Fonte: Com informações do Metro1
07/07/2026 às 10h30
Morre Benedito Ruy Barbosa, autor de clássicos da teledramaturgia brasileira, aos 95 anos

O dramaturgo e escritor Benedito Ruy Barbosa morreu nesta terça-feira (7), aos 95 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo Hospital do Coração (HCor). O autor enfrentava uma infecção urinária associada a um quadro de insuficiência renal crônica.

Reconhecido como um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, Benedito construiu uma carreira de sucesso com novelas ambientadas no universo rural, destacando a cultura, a imigração e os conflitos familiares. Entre suas obras mais marcantes estão Pantanal, Renascer, O Rei do Gado, Terra Nostra, Velho Chico e Meu Pedacinho de Chão.

Natural de Gália, no interior paulista, iniciou a carreira na televisão em 1966, na TV Tupi, e consolidou seu nome na TV Globo, onde escreveu alguns dos maiores sucessos da dramaturgia nacional. Em 1990, revolucionou as novelas com Pantanal, produzida pela TV Manchete, que se tornou um fenômeno de audiência.

Da Redação...

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários