Quarta, 15 de Abril de 2026 17:54
77981182798
31°

Parcialmente nublado

Barreiras, BA

Geral Zambelli

Defesa de Carla Zambelli recorre contra extradição na Itália

Advogados alegam falhas processuais, criticam sistema carcerário brasileiro e questionam tipificação do crime.

10/04/2026 22h53
Por: F. Silva Fonte: Com informações do BNews
Defesa de Carla Zambelli recorre contra extradição na Itália

A defesa da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL) apresentou recurso à mais alta instância da Justiça italiana para tentar reverter a decisão que autorizou sua extradição ao Brasil. Atualmente, a ex-parlamentar está presa na Itália, onde foi detida após deixar o país em junho de 2025.

Segundo nota encaminhada à CNN, os advogados reiteram argumentos já apresentados anteriormente, incluindo questionamentos sobre o sistema carcerário brasileiro, críticas à atuação do ministro Alexandre de Moraes e possíveis irregularidades no processo judicial.

A extradição de Zambelli foi autorizada pela Justiça italiana em 26 de março. A ex-deputada possui cidadania italiana, o que levou sua defesa a tentar impedir o envio ao Brasil com base em aspectos legais e processuais.

No Brasil, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal em dois processos. Após deixar o país, ela chegou a ser considerada foragida pela Justiça brasileira até ser localizada e presa em território italiano.

Entre os principais pontos levantados no recurso, a defesa sustenta que há falhas na formalização do pedido de extradição e argumenta que o crime de “hackeragem” — uma das bases da condenação — não teria correspondência direta na legislação italiana, o que poderia inviabilizar a medida.

O caso agora será analisado pela instância máxima da Justiça da Itália, que decidirá se mantém ou não a autorização para a extradição da ex-parlamentar.

Da Redação...

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários