Sexta, 17 de Abril de 2026 18:13
77981182798
29°

Tempo nublado

Barreiras, BA

Política Política

“Bruno Reis prejudica os mais pobres ao cortar avaliação vascular nas UPAs; chega a ser cruel”, diz Afonso Florence

Para ele, a medida confirma o perfil de uma gestão que “abandona os mais pobres e presta péssimos serviços na saúde. Chega a ser cruel”.

04/04/2026 14h01
Por: F. Silva Fonte: Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
“Bruno Reis prejudica os mais pobres ao cortar avaliação vascular nas UPAs; chega a ser cruel”, diz Afonso Florence

O deputado federal e ex-secretário da Casa Civil do governo Jerônimo, Afonso Florence (PT), criticou com dureza a Prefeitura de Salvador por suspender, desde o dia 1º de abril, o serviço de avaliação vascular especializada realizado nas UPAs da capital.

Para ele, a medida confirma o perfil de uma gestão que “abandona os mais pobres e presta péssimos serviços na saúde. Chega a ser cruel”.

Florence afirma que o grupo liderado por ACM Neto demonstra não ter compromisso social e não governa para quem mais precisa. “Além da saúde, a educação e o transporte público mostram que o grupo de ACM, hoje na prefeitura com Bruno Reis, nem tenta resolver os problemas reais das pessoas que mais precisam na cidade”, disparou.

O deputado também classificou como grave o fato de a suspensão ter sido comunicada ao Governo do Estado da Bahia (Sesab), apenas no dia 31 de março, um dia antes da interrupção do serviço, sem dar tempo hábil para que o Estado assumisse imediatamente os procedimentos.

Florence afirmou que o governo estadual não deixará a população sem assistência, já que a avaliação vascular é essencial em casos delicados, como pacientes com necrose causada por comprometimento da circulação e risco de perda de membros, muitas vezes em decorrência da diabetes.

Segundo ele, o exame deve ser realizado nas UPAs por se tratar de unidades de emergência do município.

Com a suspensão por parte da prefeitura, os pacientes passarão a depender exclusivamente da rede estadual para o diagnóstico.

Afonso acusou a gestão municipal de fazer politicagem ao expor a população. “É um desrespeito com quem mais precisa. A prefeitura corta um serviço que pode evitar amputações para tentar transferir a responsabilidade. Isso não é governar para o povo, é atender a interesses eleitorais mesquinhos de ACM Neto”, afirmou.

Da Redação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários