
Milhões de pessoas foram às ruas dos Estados Unidos neste sábado (28) em uma série de protestos contra a guerra no Irã e ações do presidente Donald Trump. As manifestações, organizadas pelo movimento “No Kings” (“Sem Reis”), ocorreram nos 50 estados e somaram mais de 3.100 atos em todo o país.
O estado de Minnesota concentrou alguns dos maiores eventos, com centenas de milhares de participantes reunidos na cidade de St. Paul. O ato contou com a presença do cantor Bruce Springsteen, que criticou duramente o governo durante apresentação.
Além da oposição à guerra, os protestos foram motivados por críticas à política migratória e à condução do governo federal, acusado por manifestantes de adotar uma postura personalista e de enfraquecer normas democráticas.
Em Nova York, multidões ocuparam a região da Times Square. Já na capital Washington, D.C., marchas foram registradas nas proximidades do Lincoln Memorial e do National Mall.
Em Los Angeles, houve confrontos entre manifestantes e agentes federais, resultando na prisão de duas pessoas e em feridos entre policiais, segundo autoridades.
Esta foi a terceira grande mobilização do movimento “No Kings” em menos de um ano, em meio ao aumento da polarização política nos Estados Unidos e à intensificação das críticas ao governo Trump.
Da Redação.