O partido sustenta que a jurisprudência do STF estabelece a realização de eleições diretas em casos de dupla vacância provocada por decisões da Justiça Eleitoral. O processo será relatado pelo ministro Cristiano Zanin, que já se manifestou favoravelmente à eleição direta, embora tenha sido voto vencido no julgamento em que o plenário virtual confirmou o modelo indireto. Na ocasião, também defenderam eleições diretas os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino.
A controvérsia ocorre após a saída de Cláudio Castro do cargo para disputar uma vaga no Senado e sua posterior condenação pelo TSE. O vice-governador, Thiago Pampolha, também deixou o posto ao assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado, configurando o cenário de dupla vacância.
Com a cassação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, o comando do Executivo estadual passou interinamente para Ricardo Couto de Castro.
Da redação do 40 Graus.
Sargento Isidório Pastor Isidório vota pela derrubada de veto de Luiz Inácio Lula da Silva e defende a revisão das penas do 8 de janeiro
Rosemberg Rosemberg aponta contradição em discurso de ACM Neto sobre pobreza na Bahia
Jerônimo Quaest indica consolidação de Jerônimo e estagnação de Neto, avalia Rosemberg
Dosimetria Bancada baiana se divide em votação sobre veto ao PL da Dosimetria no Congresso
Congresso Lindbergh critica Congresso por derrubar veto de Lula ao PL da Dosimetria
Niltinho Quaest na Bahia: Niltinho rebate oposição e aponta crescimento de Jerônimo Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 34°
Tempo nublado