O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou na quinta-feira (26), que não há “briga de ego” ou disputa por protagonismo com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à discussão sobre o fim da escala 6x1.
No início de fevereiro, Motta contrariou a orientação do Palácio do Planalto e encaminhou a proposta para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
O governo federal, por sua vez, defendia que o tema fosse tratado por projeto de lei com pedido de urgência constitucional.
Segundo o presidente da Câmara, a decisão de optar pela PEC não representa disputa política, mas a escolha do que considera o instrumento legislativo mais adequado para tratar de um tema de grande impacto social e econômico.
“Não é uma briga por protagonismo, uma briga de ego, mas sim o canal legislativo correto para discutir uma matéria que tem a importância que tem, medir os impactos, fazer a discussão correta e dar vez e voz a todos os envolvidos por essa decisão que o Congresso pode vir a tomar”, afirmou Motta ao portal Metrópoles.
Ele ressaltou ainda que a tramitação por meio de PEC permite um maior equilíbrio e profundidade no debate. “Um assunto sério como esse não pode ser analisado sob apenas uma ótica ou só um lado. A discussão, na minha avaliação, por PEC traz a capacidade de termos mais equilíbrio do ponto de vista da tramitação legislativa”, acrescentou.
Motta informou que a intenção é levar a matéria para votação no plenário da Câmara por volta do mês de maio. Segundo ele, a proposta busca avançar em uma pauta que, na avaliação do parlamentar, atende à maioria da população brasileira, mas que exige ampla discussão antes de qualquer deliberação final.
Fonte: BNews.
Sargento Isidório Pastor Isidório vota pela derrubada de veto de Luiz Inácio Lula da Silva e defende a revisão das penas do 8 de janeiro
Rosemberg Rosemberg aponta contradição em discurso de ACM Neto sobre pobreza na Bahia
Jerônimo Quaest indica consolidação de Jerônimo e estagnação de Neto, avalia Rosemberg
Dosimetria Bancada baiana se divide em votação sobre veto ao PL da Dosimetria no Congresso
Congresso Lindbergh critica Congresso por derrubar veto de Lula ao PL da Dosimetria
Niltinho Quaest na Bahia: Niltinho rebate oposição e aponta crescimento de Jerônimo Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 34°
Tempo nublado